Mapeando tecnologias de um corpo-terra do futuro





Mapeando tecnologias de um corpo-terra do futuro

 

A proposta gira em torno da organização de 6 cine debates mensais, chamados Mapeando tecnologias de um corpo-terra do futuro, buscando discutir questões em torno do direito à cidade, cidadania, urbanismo, história das comunidades, memória, culturas não-hegemônicas, decolonialidade a partir do cinema brasileiro e local, objetivando pensar tecnologias de continuidade para uma cidade e para um corpo violentado. Organizado pelo Eixo Cinema e Decolonialidade, sob orientação do professor Alex França e planejado por Matheus Guimaraes, como atividade do seu plano de trabalho, intitulado "Arquiteturas da memória: caminhos possíveis para a cidade a partir da educação, cinema e decolonialidade".

 

Questões gerais: O que cabe em um corpo que cria/imagina um futuro possível para o seu corpo-terra apesar do seu fim iminente? O que inventa um corpo que (quase) morre? O que mobiliza um corpo que caminha segundo o que memória ancestral dita? Onde se encontra a cura para uma cidade-pele marcada pela ferida colonial?

 

Os filmes debatidos nos encontros, bem como textos base para o debate, playlist e algumas referências sobre o tema, estão reunidos no link abaixo: 

https://padlet.com/guimaraesmc7/3dpp0lc7ijwoib5w

 

A dinâmica do encontro é: assistir ao filme com antecedência e chegar para conversar com a gente! Sempre teremos a presença de convidades para trazerem suas visões e vivências nas conversas! 

 

Os encontros terão envio de certificado e acontecerão no formato online, cuja inscrição pode ser feita no através do link: https://forms.gle/Vr4cFYZ5hs23ZJzg8

 

Será um prazer ter sua presença lá! Te aguardamos! 

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sessão "Cinema e Poesia" na Mostra Pontos de Corte

Cadastro de Voluntários 2022