CINEDEBATE DEMOCRACIA E ANTIRRACISMO

 


Dando continuidade às ações promovidas pelo Eixo 2 – Cinema, educação e decolonialidade, coordenado pelo Professor Dr. Alex Santana França, dentro do projeto de extensão Cinema: subjetividade, cultura e poder (CONSEPE 113/2011), da Universidade Estadual de Feira de Santana, será realizado nos dias 29 e 30 de novembro de 2021, às 16h, o Cinedebate
Democracia e Antirracismo.

Para o dia 29/11, em parceria com a Taturana Mobilização Social, distribuidora responsável pela 2ª. Mostra de Cinema Taturana - Democracia e Antirracismo, foram selecionadas ao todo seis produções audiovisuais oriundas do Brasil, de Angola, Portugal e Quênia (dentre as 23 disponíveis no catálogo de filmes em itinerância): Dor Fantasma: Uma carta para Henry A. Kissinger (Angola, 2020, 8’42'', direção: Kiluanji Kia Henda), O Bocado da Cova da Moura que há em Nós (Portugal, 2014, 21', direção: Edson Diniz e Edu Semedo), Eu Pareço Suspeito? (Brasil, 2018, 27’, direção: Thiago Fernandes), Filhas de Lavadeiras (Brasil, 2018-2019, 22’, direção: Edileuza Penha de Souza), Travessia (Brasil, 2017, 5’, direção: Safira Moreira) e Febre Amarela (Quênia, 2012, 7', direção: Ng'endo Mukii).

Para o dia 30/11, foi escolhido o filme Marighella (Brasil, 2019, 155’, direção: Wagner Moura), como atividade organizada pelo estudante Carlos Vinicius Silva, que integra o grupo de extensão.

Após a exibição dos filmes, será realizado um debate sobre as produções com os participantes e convidados.

As inscrições podem ser feitas através do preenchimento do formulário digital, disponível no link https://forms.gle/WXKbaqG7irc7F4QU6 e nas redes sociais do Sala de Cinema UEFS.

Todos(as/es) os(as/es) inscritos(as/es) receberão por e-mail a programação completa, o link de acesso à sala virtual e todo o material didático a ser utilizado.

Haverá emissão de certificados a serem fornecidos pela Pró-Reitoria de Extensão da UEFS, mediante à inscrição no evento via formulário e comprovação de carga horária mínima requerida (70%), por meio de lista de presença do Google Meet Attendance.

Mais informações:

Blog: www.saladecinema.blog.br

E-mail: saladecinema.uefs@gmail.com

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 Filmes

 Dor Fantasma: Uma carta para Henry A. Kissinger

(Angola, 2020, 8’42'', dir. Kiluanji Kia Henda @kiluanjikiahenda)

 SINOPSE: Inteiramente filmado na rua onde o artista cresceu, Phantom Pain é uma carta de Kiluanji Kia Henda ao antigo Secretário de Estado dos Estados Unidos (1973-77), Henry A. Kissinger. De acordo com o oficial da C.I.A. John Stockwell, citado no filme, Kissinger ordenou a C.I.A., profundamente envolvida no apoio da invasão de Angola pela África do Sul, de “manter o conflito aceso”. Kiluanji reconstrói as consequências reais de tais veredictos externos, brutais e revoltantes, através das suas recordações de infância, incluindo imagens do maior Centro Ortopédico em Luanda da altura, onde inúmeras próteses de membros atestam sofrimentos recentes.

 O Bocado da Cova da Moura que há em Nós

(Portugal, 2014, 21', dir. Edson Diniz e Edu Semedo)

SINOPSE: Um pequeno documentário feito sobre o Bairro Cova da Moura - uma das maiores e mais antigas comunidades de população negra existentes na área metropolitana de Lisboa -, por um grupo de jovens moradores da zona, situada na Linha de Sintra, município da Amadora, que se juntou para contar um pouco sobre a realidade que vivem e as expectativas que possuem sobre o futuro, deles e do bairro.

Eu Pareço Suspeito?

(Brasil, 2018, 27’, dir. Thiago Fernandes)

SINOPSE: Entre enquadros, prisões, invisibilidade, racismo e mortes muito próximos, o diretor inverte a lente e busca entender os motivos do seu estereótipo ser considerado suspeito.

Filhas de Lavadeiras

(Brasil, 2018-2019, 22’, dir. Edileuza Penha de Souza)

SINOPSE: O documentário apresenta histórias de Mulheres Negras que graças ao trabalho árduo de suas mães, puderam ir para escola e refazer os caminhos trilhados pelas suas antecessoras. Suas memórias, alegrias e tristezas, dores e poesias se fazem presente como possibilidades de um novo destino.

Travessia (Brasil, 2017, 5’, dir. Safira Moreira)

SINOPSE: Num ensaio visual íntimo e poético, Travessia procura registros fotográficos de famílias negras. Enquanto explora histórias pessoais, o filme gradualmente adota uma postura crítica em relação à estigmatização e quase ausência de retratos de pessoas negras. Finalmente, nos afetando com uma contra-narrativa visual sensível do que permaneceu invisível.

Febre Amarela (Quênia, 2012, 7', direção: Ng'endo Mukii)

SINOPSE: Uma exploração do sentimento de desconforto. A partir de lembranças e entrevistas, o filme foca a autoimagem de mulheres africanas e a busca quase esquizofrênica pela beleza imposta pela mídia.

Marighella (Brasil, 2019, 155’, direção: Wagner Moura)

SINOPSE: Cinebiografia de Carlos Marighella, ex-deputado, poeta e guerrilheiro brasileiro que foi assassinado pela ditadura militar em 1969. Adaptação do livro “Marighella - O Guerrilheiro Que Incendiou o Mundo”, de Mário Magalhães. Comandando um grupo de jovens guerrilheiros, Marighella tenta divulgar sua luta contra a ditadura para o povo brasileiro, mas a censura descredita a revolução. Seu principal opositor é Lúcio, policial que o rotula como inimigo público.

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